quarta-feira, 2 de julho de 2008

trabalhos escolares

As orientações abaixo apresentadas foram organizadas tendo como base as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT: NBR 14724: 2002 - apresentação de trabalhos acadêmicos; NBR 6024: 2003 - numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6027: 2003 - sumário; NBR 6023:2002 - referências. Considerando que o nível de complexidade de um trabalho escolar é menor do que um trabalho acadêmico optou-se em se fazer algumas alterações e ou supressões de conteúdos indicados nas normas visando adequá-las as necessidades locais.

O trabalho escolar é um documento que apresenta os resultados estudo/pesquisa sobre um assunto. Sua produção pode envolver um ou mais alunos e, necessariamente deverá ter a coordenação de um orientador.

O processo de elaboração de um trabalho escolar é uma vivência que precisa ser criativa possibilitando uma interação rica com pessoas, fontes e recursos diversos, a fim de atingir maior autonomia com relação à forma de aprender e construir conhecimentos, desenvolvendo uma visão mais crítica e ampliada.
O caminho para se desenvolver um bom trabalho escolar deve seguir quatro etapas: iniciação, exploração, formatação e avaliação (FIGURA 01)
Figura 01: Etapas Evolutivas do Processo de Pesquisa EscolarFonte: Faqueti (2002)

1 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
A apresentação escrita de um trabalho escolar deverá ser realizada conforme as indicações abaixo:
a) Tipo de papel – deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4) ou 330x216 mm;
b) Escrita – datilografado ou digitado com tinta preta e somente um lado da folha;
c) Paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas seqüencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado à direita;
d) Margem - Superior e Esquerda = 3 cm Inferior e Direita = 2 cm
e) Espaçamento – Todo texto deve ser digitado ou datilografado, com 1,5 de entrelinhas;
f) Letra – tipo de letra Times New Roman ou Arial, tamanho 12;
g) Parágrafo – 2 cm da margem esquerda;
h) Numeração Progressiva – para melhor apresentação do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva para as seções do texto. Os títulos das seções primárias (capítulos), por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta, o indicativo numérico de uma seção precede o título, alinhado à esquerda, separado por um espaço. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou grifo e caixa alta ou versal. ( Exemplo)

OBSERVAÇÕES:
Toda rasura desacredita o trabalho:
a) Não são aceitos sinais estranhos ao texto para preenchimento de linhas.
Hífen de separação das sílabas, no final da linha, deve ser colocado imediatamente ao lado da letra que o precede e não embaixo.
Capítulos e seções importantes devem abrir novas páginas situando-se o respectivo título, alinhado a esquerda , a 3 cm da margem superior.

2 ESTRUTURA BÁSICA
A estrutura de um trabalho escolar compreende: elementos pré- textuais (capa; agradecimento/opcional; sumário), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós- textuais (referências; anexos).

2.1 Capa
Deve ser de papel consistente ou simples, sem ilustração ou “ embelezamento”, composta de:
a) Cabeçalho: nome da Instituição responsável, com subordinação até o nível do professor. Deve ser centralizado à margem superior, com letras maiúsculas, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;
b) Título do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 16;
c) Nome do aluno/série: abaixo do título 5 cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho 12;
Local, mês e ano: centralizado, a 3cm da borda inferior e as primeiras letras maiúsculas,tamanho 12. (Veja exemplo)

2.2 Sumário
Apresenta a enumeração das seções (capítulos) e divisões e presentes no trabalho, na mesma ordem e grafia que aparecem e com as respectivas indicações de páginas. (Exemplo)

2.3 Introdução
A parte introdutória abre o trabalho propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado. Na seqüência é necessário delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo no tempo e espaço; mostrar a sua importância e apontar a metodologia empregada. Iniciar em folha distinta apresentando um indicativo numérico(1), alinhado à margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo.

2.4 Desenvolvimento

Também chamado corpo do trabalho, visa comunicar os resultados da pesquisa. Deve-se iniciar pelos títulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponível, em itens e subitens, adotando uma numeração progressiva até o final do trabalho. Esta divisão servirá de base para a realização do sumário.2.5 Conclusão

Constitui o ponto de chegada, isto é, deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução. Não é apropriado iniciar afirmando que vai concluir. A conclusão não é uma idéia nova ou um resumo marcante dos argumentos principais, é síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas, baseadas no desenvolvimento. Iniciar em folha distinta apresentando um indicativo numérico, alinhado à esquerda.

2.6 Referências

Apresenta-se em folha distinta, título centralizado, sem indicação numérica, elemento obrigatório. Deve-se relacionar as referências (conjunto de dados sobre um documento que permite identifica-lo individualmente) de todas as obras utilizadas na elaboração do trabalho. A lista deve ser ordenada alfabeticamente, de acordo com a NBR 6023:2002, produzida pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas. As referências devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

Para saber mais: http://www.bscac.ufsc.br/frame_trab_escolar.html ou http://www.felicianas.com.br/biblioteca/abnt/abnt.htm